como funciona

A Parceiros da Educação identifica escolas públicas* que necessitam e têm interesse em estabelecer parceria. A empresa ou o empresário escolhe uma das escolas cadastradas pela Parceiros da Educação ou seleciona a área geográfica em que pretende atuar para que seja feito um levantamento de escolas interessadas em formar parceria.

O principal critério para indicação de uma escola a um potencial parceiro é o comprometimento da Equipe Gestora e do Corpo Docente com a melhoria da qualidade da educação.

*A Parceiros da Educação tem como foco atuar na Educação Básica pública, prioritariamente em Escolas de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Escolas de Ensino Integral – Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino Médio.

passo a passo

Para efetivação de uma parceria no modelo do Programa Parceiros da Educação, há um processo a ser seguido:

1. Identificação de Escolas Interessadas em Parceria

2. Cadastro da Escola

3. Visita e Indicação

4. Seleção da Escola pelo Parceiro

5. Contratação do Facilitador de Parceria

6. Levantamento de Prioridades na Escola

7. Elaboração do Plano de Ação da Parceria

8. Formalização da Parceria

1. Identificação de Escolas Interessadas em Parceria

A equipe da Parceiros da Educação apresenta o Programa a Diretores de Escolas públicas para que manifestem interesse em receber apoio de uma parceria.

Ações Estratégicas

Ao longo de mais de 10 anos de experiência em parcerias com escolas públicas, a Parceiros da Educação oferece uma lista de ações estratégicas que podem ser implementadas nas escolas. Todas elas em consonância com a política pública existente.

Cada escola tem características e necessidades específicas. Logo, após a escola ser selecionada pelo parceiro, nossa equipe técnica realiza reuniões entre gestores e professores com o objetivo de levantar necessidades e definir ações prioritárias a serem realizadas pela parceria.

Será elaborado um Plano de Ação considerando quatro apoios:
Apoio
pedagógico
Apoio
à gestão
Apoio
comunitário
Apoio à
infraestrutura

• Avaliações de desempenho dos alunos;

• Formação continuada dos coordenadores pedagógicos e professores;

• Recuperação de aprendizagem dos alunos;

• Recursos para desenvolvimento de projetos pedagógicos;

• Ativação de ambientes pedagógicos como sala de leitura e laboratórios;

• Projetos de estímulo ao uso das tecnologias.

Características da Parceria

PAPÉIS DA PARCERIA E DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria permanece responsável por todos os custos básicos da escola, como luz, água, salários, materiais escolares, etc. O “parceiro” complementa os investimentos da Secretaria por meio dos projetos patrocinados. A parceria não visa substituir a secretaria na sua responsabilidade de prover educação básica à população, mas sim potencializar os seus investimentos nessa área.

COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO DA ESCOLA

É fundamental para o sucesso da parceria o apoio e comprometimento da direção e da coordenação pedagógica da escola. A direção é a responsável pelo bom andamento e pela qualidade da escola.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS

Para o sucesso do Programa é fundamental que todas as ações realizadas pela parceria sejam acompanhadas e avaliadas sistematicamente. Nesse sentido, os alunos das escolas parceiras são avaliados anualmente, e os resultados são a base para as ações pedagógicas a serem implementadas pela escola com o apoio do “parceiro”.

CONTRAPARTIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR

Todas as ações da parceria devem contar com alguma contrapartida da escola, dos seus gestores, professores, alunos, e comunidade, para que os investimentos sejam uma conquista da escola.

PROJETO DE LONGO PRAZO

Os desafios da educação se resolvem a longo prazo. Para se obter resultados consistentes, a parceria deve estabelecer programas de metas de longo prazo, de três a cinco anos. No entanto, a parceria pode ser rescindida a qualquer momento caso a equipe gestora e o corpo docente não demonstrem compromisso com o programa e orientação por resultado.

O PAPEL DA COMUNIDADE

O envolvimento dos pais e da comunidade é fundamental para o sucesso da escola e a perenização dos trabalhos da parceria. Para tanto, são realizadas várias atividades que buscam maior envolvimento da comunidade com a escola. A participação ativa da comunidade na escola poderá garantir a sustentabilidade das conquistas da parceria na escola.

Perguntas frequentes

1. Quanto tempo o projeto tomará do Empresário?

2. Quanto custa a parceria com uma escola?

3. Qual o perfil do Facilitador?

4. Quem escolhe o Facilitador? Quem contrata?

5. Como vou saber as necessidades das escolas?

6. Como avaliar se a Parceria está indo realmente bem?

7. Houve casos em que a parceria não deu certo?

8. Posso rescindir a Parceria a qualquer tempo?

1. Quanto tempo o projeto tomará do Empresário?

Depende muito da vontade e agenda do empresário. Há casos em que o Empresário realiza reuniões mensais de 1 hora com o Facilitador, para se atualizar e tomar decisões. Outros empresários dedicam menos tempo ao projeto. – Há casos de Parceiros mais ativos que dão aulas esporádicas na escola parceira.